O Sisutec é um sistema que seleciona candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para cursos técnicos gratuitos oferecidos pelas universidades privadas e públicas e  educação profissionalizante. Sendo assim, os alunos participantes têm a oportunidade de se profissionalizarem.

Como funcionam os cursos Sisutec?

O processo seletivo é aberto duas vezes no ano, sendo ele uma no primeiro semestre e o outro no segundo semestre.

Todo sistema tem seus requisitos para o ingresso de novos alunos. O Sisutec não é diferente dos demais, veja abaixo quem pode participar e qual as regras:

O primeiro requisito é ter participado do ENEM. Algumas instituições exigem nota mínima, podendo diferenciar de cada uma, então na hora da inscrição você será informado se sua nota foi suficiente ou não, lembrando também que a nota da redação não pode ser zero. O aluno não pode estar matriculado em outro curso técnico ou graduação, independente se for em instituição privada ou pública.

Existe vagas destinadas a alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e alunos de escolas particulares com bolsa integral. A cotas disponíveis são destinados para pardos, indígenas e pretos.

Alem desses requisitos, existem outros. No site encontra-se todos os requisitos para que você confira se pode ou não participar desse processo seletivo.

Quais os cursos do Sisutec 2018?

 Os cursos previstos para acontecer são de diversas áreas, sendo de caráter técnico e com duração de 800 horas.

São eles técnico em estética, design de interiores, farmácia, guia de turismo, hotelaria, informática, saúde bucal, óptica, hemoterapia, geoprocessamento, multimídia, nutrição, recursos humanos,  paisagismo, prevenção de perdas, produção de modas, publicidade, segurança do trabalho, pedologia, programação de jogos digitais, telecomunicações, logística, comercio, massoterapia, meio ambiente, secretariado, comercio exterior, contabilidade, comunicação visual, arte dramática, cozinha, administração, biblioteca, enfermagem e computação gráfica.

Como pode ver, são muitas as oportunidades. Alem desses cursos, muitos outros estarão disponíveis para que os alunos se inscrevam. Basta acessar o site e conferir todos os cursos, você também pode ir em uma unidade próxima a você e perguntar quais cursos estão disponíveis para cadastro e que dia estará aberta as inscrições.

Inscrições no Sisutec

As inscrições são feitas pela internet, com o número de inscrição e a senha do ENEM. Caso não lembre de alguma informação, basta ir no site e fazer a restauração dos dados. O processo é totalmente gratuito, ou seja, não há cobrança de taxa.

No ato da inscrição você vai precisar do seu RG, CPF, comprovante de residência e as informações do ENEM.

No site você deve colocar suas informações do ENEM e clicar em “fazer minha inscrição”, você será redirecionado a outra página onde deverá escolher dois cursos, depois disso você precisará analisar a nota de corte e compara-la com a sua nota. Se a nota for suficiente para os dois cursos escolhidos, o aluno será designado para o curso número um. Recomenda-se depois de finalizar a inscrição imprimir o comprovante da inscrição.

Terão duas chamadas sucessivas, cada chamada tem um prazo máximo para a matrícula, confirmando assim o ingresso no curso.

Quando ficarei sabendo o resultado? Ele pode ser conferido nas instituições que estão participando e no boletim do candidato. Um problema que pode ocorrer é o empate de notas, nesse caso, o desempate é avaliado pela maior nota na redação, seguido de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciência da natureza e suas tecnologias e por último, Ciências humanas e suas tecnologias.

Se eu passar no processo seletivo, como prosseguir? Você deverá verificar o dia, local e horário para os procedimentos da matricula na instituição, o prazo está no comprovante de inscrição.

Caso o estudante não passe na 1ª chamada nem na 2ª e talvez sobre vagas remanescentes, o mesmo pode ir no site do Sisutec e refazer a sua inscrição.

Vale ressaltar que curso técnico subsequente não tem direito a assistência estudantil (transporte e alimentação). Desse modo, pode ser que o aluno tenha uma despesa com lanche e transporte. Entretanto se você está disposto a melhorar seu currículo, isso não será um grande problema para você.

As vagas que estarão disponíveis serão para todo o Brasil. No ano de 2016 foram oferecidas mais de 200.000 vagas em 131 instituições. Espera-se que tenha um aumento de 4,5% no número de vagas. Assim, muitos jovens podem ter a oportunidade de estudar e se qualificar de modo que seja aceito no mercado de trabalho e possa oferecer uma boa mão-de-obra para os seus empregadores, que no caso serão empresas parceiras das instituições de ensino, pois elas alem de apoiarem o ensino dos alunos, também oferecem o estágio para que o estudante esteja completamente capacitado para o mercado de trabalho.

Data dos Cursos Sisutec 2018

 O processo seletivo abre duas vezes no ano, um no primeiro semestre (2018.1) e o outro no segundo semestre (2018.2). As datas serão divulgadas no próprio site do Sisutec e é importante ficar a tento as datas, para não perder a inscrição no site.

Depois de inscrito, basta ficar atento no dia que começará as aulas, desse modo, você pode ir se preparando para o primeiro dia e aula do seu curso desejado.  Os cursos podem ser a distancia, que são para pessoas que gostam de aprender de modo reservado e sem um professor e também no conforto de casa. Já os cursos presenciais são para aqueles que desejam estudar acompanhados de um professor a disposição e que também possuem a liberdade de ir a sede do cursos para aprender.

Sisutec 2018 | Inscrições, Vagas e Datas 2018
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!