O Pronatec oferece a população cursos gratuitos presencialmente ou a distância. Eles qualificam e profissionalizam pessoas que tem o interesse de melhorar seu currículo ou aprender uma profissão. O Pronatec RN oferecerá essa oportunidade a todos os moradores do estado, basta você ter interesse em fazer aulas e ter uma boa internet caso seja um curso EAD.

Pronatec RN 2018

Todos os anos, o Pronatec abre vagas em quase todas as cidades do Brasil, fazendo assim escolas públicas e privadas abrirem suas portas para um ano de conhecimento e qualificação. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa ou na instituição que oferece o curso.

No Rio Grande do Norte o Pronatec oferece muitas oportunidades para a população de melhorar ou ganhar conhecimento na área profissional.

Muitos jovens participam do programa, pois o curso dá a chance deles entrarem no mercado de trabalho e conquistar o primeiro emprego. Muitas empresas têm o convenio com o SENAI, SENAC – instituições que oferecem os cursos – isso gera estágios e vagas de jovem aprendiz.

RN – Cidades Participantes

Algumas cidades do Rio Grande do Norte participam do Pronatec, isso ajuda a gerar empregos e aumentar a mão de obra qualificada nas cidades.

As localidades são: Alecrim, Macaíba, Barreira Roxa, Caicó, Zona Norte, Zona Sul, Mossoró e mais.

Cursos Disponíveis

Alguns cursos do Pronatec têm maior procura, o que faz as vagas acabarem rápido. Então se você tem em mente um curso, assim que abrir as inscrições você deve fazer seu cadastro. Para isso, fique atento ao site.

Os cursos são: mecânica, construção civil, informática, panificação, segurança do trabalho, turismo, comercio, eletrônica, designer, idiomas, saúde, gastronomia, eventos, restaurante, gestão, beleza, hospedagem e saúde.

Inscrições Pronatec RN 2017

Antes de fazer as inscrições, o candidato precisa saber quem pode se inscrever no programa. A previsão é de que as inscrições abram no mês que vem ou no começo de fevereiro.

Quem pode participar do programa são: atiradores ou participantes do programa soldado cidadão, povos indígenas ou membro de comunidade quilombola, estudantes do EJA, pescadores e agricultores, população em situação de rua, pessoas com deficiência, trabalhadores aquaviários, praças do exército, aeronáutica e marinha em prestação de serviço militar, hospitalidade e lazer, trabalhadores que queiram atuar no ramo de turismo, trabalhadores, participantes do jovem aprendiz e pro-jovem, beneficiário do seguro-desemprego, estudantes da rede pública de ensino, jovens cumprindo medida socioeducativa, jovens com vulnerabilidade social e homens e mulheres cadastrados no CadÚnico. As pessoas que queiram participar, tem que ter renda até dois salários mínimos. Se você se encaixa nessa lista, tem todo o direito de fazer um curso Pronatec e melhorar seu currículo ou aprender uma profissão nova.

Qualificação

Muitas vagas de emprego hoje em dia são necessárias uma boa qualificação. Isso faz você ganhar um salário melhor, ser promovido em uma empresa, melhora o seu currículo e ganha a chance de se destacar. Por isso vale lembrar que cada vez mais você deve procurar cursos para se qualificar, seja técnico ou de graduação. O mercado sempre exige muita qualificação, então a melhor coisa é se aperfeiçoar. Uma boa dica é fazer um curso de idioma também, pois o inglês é quase uma língua universal, existem histórias de pessoas que perdem boas oportunidades por não saber a língua.

Pronatec RN 2018
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!