O Pronatec dispõe de cursos gratuitos presenciais e a distância para a população. O programa tem grande favorecimento no estado, pois os cursos estimulam na melhoria de mão qualificada das empresas e também na geração de empregos para a população. Esse ano (2017) ocorreu um grande alteração na oferta de cursos, então em 2018 o Pronatec PA – Belém ofertará essa vaga a todos os habitantes do estado, caso tenha interesse em participar, é só ter uma internet boa por conta dos cursos Ead e disponibilidade caso seja um curso presencial. Os cursos cobiçados como o espanhol e inglês, assistente administrativo, garçom, operador de computador acabam suas vagas rapidamente.

Pronatec PA – Belem 2018

O Pronatec oferta vagas em várias partes do Brasil, fazendo assim instituições abrirem suas oportunidades para uma qualificação de qualidade e oportunidades para a população. As inscrições do Pronatec Pará – Belém 2018 poderá ser feitas na instituição sede do curso ou pela internet.

Muitas pessoas se inscrevem no programa, pois ele oferece a chance de conseguirem uma vaga no mercado e conquistar o 1º emprego. Muitas companhia têm parceria com o SENAC, SENAI – instituições que administram os cursos – e isso gera vagas de emprego e estágios.

Com os estágios, a pessoa consegue a experiencia necessária para o mercado. Muitos jovens não conseguem vagas de empregos por conta de nunca terem trabalhado, o estágio oferece essa oportunidade.

Isso também é um benéficos que as empresas parceiras acharam para contratar novos funcionários com uma boa mão-de-obra. Pois muitos estão desqualificados e como as instituições são boas com o ensino, as empresas fizeram essa parceria de estágios/estudos.

Sobre as informações, o curso técnico para profissionalizar tem duração de no mínimo 1 ano,  carga de estudos mínima de 800 horas. O curso para qualificar tem duração mínima de 3 meses, carga de estudos mínima de 160 horas.

O Pronatec tem o objetivo de estimular a geração de emprego para a população, apoiar a oferta de cursos, ampliar a educação para trabalhadores, melhorar o ensino público, ampliar a educação pedagógica e expandir a oferta de cursos no brasil. Assim, muitos passam a ter uma chance de aprender e estudar. Esse programa é totalmente gratuito e tem como base a educação para o mercado de trabalho, seja em qual área for.

Em 2018 o Pronatec vai abrir muitas vagas em muitos campos! É impossível listar todos os cursos disponíveis e quais as cidades participantes. Ainda vai abrir processo seletivo para cursos online, ou seja, EAD.

A diferença do presencial para o online é que na plataforma digital, você estuda através de videos e apostilas, você não tem um tutor em sala de aula. Alem de você estudar através de um computador, você também terá que organizar um plano de estudos, pois é você quem decide quanto tempo vai estudar por dia. Essa modalidade é recomendada para as pessoas que trabalham durante o dia ou que possui outros afazeres que não podem deixar de cumprir para ir ao curso.

Já os cursos normais, são bons pois você tem direito a um professor em sala.  Desse forma, ele te ensina tudo sobre as matérias e aulas que deseja aprender. Se você possui tempo e pode arcar com as passagens de ônibus, esse é a modalidade recomendada para você.

Cursos Disponíveis

No ano de 2018, o Pronatec PA vai ofertar os cursos de agente de combate a endemias, administrador, técnico em informações e comunicação, resíduos sólidos,  agente comunitário de saúde e ingles (www.cursosgratuitossenai.com.br/curso-de-ingles).

O programa vai abrir vagas na área de TI, os mais novos cursos serão oferecidos para a população gratuitamente. São eles: desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais, programador de sistemas, programador de dispositivo moveis, programador web e administrador de banco de dados.

Assim que as inscrições se abrirem, você deve entrar no site e ver se as vagas são da sua região ou município.

Inscrições no Pronatec Pará – Belém

A inscrições podem ser feitas nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) ou pelo site. Caso tenha interesse em se cadastrar, basta ter em mãos RG, CPF, histórico escolar e comprovante de residência. O Pronatec Pará 2018 não tem um sistema unificado para distribuir as vagas, fazendo assim as instituições públicas e privadas agirem de acordo com o seu calendário.

Os requisitos para o curso são:  já ter concluído o ensino médio ou está terminando, renda familiar até dois salários mínimos e ter 16 anos, estudantes do EJA, povos indígenas, moradores em situação de rua, pessoas que possuem deficiência, trabalhadores, participantes que usam os programas para os jovens, beneficiários de algum seguro e outros.

Qualificação

Atualmente, para as vagas de trabalho são necessárias uma profissionalização melhor do que antigamente. Fazer cursos técnicos pode melhorar sua posição na empresa, fazer você ter um salário maior e vários outros benefícios. É valido lembrar que você pode verificar cursos que você deseja fazer, não só curso técnico, mas também na área de graduação, porque garante que você conclua o curso. Mesmo em tempos difíceis os cursos do Pronatec vão seguir no ano de 2018. Um curso de inglês ou de idiomas é de grade importância também, pois com ele você se destaca dos outros candidatos em uma entrevista de emprego e no futuro talvez surja até uma oportunidade de intercambio para se aperfeiçoar no exterior. E ai, vai perder uma chance dessas ? Todos os anos os números de vagas aumentam e muitas de pessoas já se formaram por todo o Brasil, não gaste tempo, se apresse e se qualifique com o Pronatec PA 2018.

Pronatec PA 2018 Belém | Inscrições Abertas
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!