O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece cursos de qualificação profissional para jovens e adultos.

O SENAI oferece muitos cursos gratuitos, o que pode ser uma grande vantagem para quem não tem condições de arcar com as despesas de um curso. Um curso de qualificação é muito bom para a carreira profissional, pois faz você subir para uma posição melhor no mercado de trabalho.

Como funciona os cursos técnicos gratuitos do SENAI?

O processo de seleção do SENAI e Pronatec é o mesmo, você precisa entrar no site, fazer o cadastro com o seu CPF, RG, comprovante de residência e histórico escolar, ou fazer a inscrição presencialmente em uma instituição mais perto de você. Aconselha-se a ligar antes, para pegar as informações corretas.

Para ver os cursos disponíveis, é preciso entrar no site, nele contem quantas vagas serão disponibilizadas, horário e outras informações importantes.

Cursos Disponíveis

Os cursos disponíveis gratuitos nos SENAI são: auxiliar de confeitaria, manutenção mecânica, panificação, impressão offset, pré-impressão gráfica, pizzas e massas, sorvetes e picolés, operação de sonda de perfuração terrestre e doces e conservas.

Porem você precisa acompanhar no portal FIEB, para ver qual curso gratuito está disponível no seu município ou região. Vale lembrar que os números de vagas podem variar de curso para curso.

Outra forma de conseguir um curso gratuito no SENAI é pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio (Pronatec), os cursos são segurança do trabalho, química, automação industrial, assistente administrativo, informática básica, Word avançado, Excel básico, técnico em logística, inspetor de qualidade, técnico em informática, eletricista instalador e funileiro de brilhos.

O SENAI também oferece cursos EAD, os cursos disponíveis são empreendedorismo, segurança no trabalho, propriedade intelectual, TI e comunicação, legislação trabalhista e educação ambiental.

Inscrições para os cursos gratuitos no SENAI

Os cursos gratuitos do SENAI são oferecidos pelo próprio site da instituição ou pelo site da sua região, como Rio de Janeiro, São Paulo e outros. No site, tem as informações necessárias para as inscrições, como quantidade de vaga, curso disponíveis, dia da aula e muitas outras coisas.

As inscrições já estão abertas, é comum também abrir algumas vagas aleatórias, então é bom sempre dar uma olhada no site e se inscrever caso tenha interesse em algum curso.

O Curso do Pronatec vai ser aberto em fevereiro e a inscrição também é pelo site, os processos dos cursos são muito similares, o importante é acompanhar. Quem pode participar do programa são homens e mulheres cadastrados no CadÚnico, jovens com vulnerabilidade social, jovens cumprindo medida socioeducativa, estudantes da rede pública de ensino, beneficiário do seguro-desemprego, participantes do jovem aprendiz e pro-jovem, trabalhadores, trabalhadores que queiram atuar no ramo de turismo, hospitalidade e lazer, praças do exército, aeronáutica e marinha em prestação de serviço militar, trabalhadores aquaviários, população em situação de rua, pessoas com deficiência, pescadores e agricultores, estudantes do EJA, povos indígenas ou membro de comunidade quilombola, atiradores ou participantes do programa soldado cidadão e mais informações.

 Prova de Seleção SENAI

 Como toda as provas, é necessário ter se preparado e estudado por um bom tempo, antes mesmo de fazer a sua inscrição. Conhecimento numa é demais.

As provas são para ver se os alunos estão qualificados para participar do curso gratuito do SENAI. A prova é de múltipla escolha e possui 60 questões, sendo ela 20 perguntas de português e matemática, 7 perguntas de química e física, 6 perguntas de biologia e uma redação.

Para participar, é importante ser maior de 14 anos e ter concluído o primeiro ano do ensino médio, porém, pode variar de região para região. O mais aconselhável é ligar para instituição ou pegar todas elas no ato da inscrição.

 Qualificação

 Nos dias de hoje, é importante lembrar que muitas oportunidades de emprego são necessárias para ter uma boa qualificação, isso faz que você tenha um melhor salário, suba na sua carreira profissional, cresça dentro de uma empresa, uma chance dessa faz você se destacar dos outros. Procurar um curso de qualificação na sua área de interesse ou em uma área que você já trabalhe é uma grande oportunidade de crescimento intelectual. Hoje, podemos ver profissionais com mais de duas graduações completas, o que faz o mercado ser mais concorrido. O seu futuro está em suas mãos, se aperfeiçoar é uma chance fácil com o curso gratuito no SENAI.

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI | Inscrições Abertas
5 (100%) 1 vote

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!