O Governo Federal em 2011, criou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para aumentar as possibilidades de qualificar e profissionalizar jovens e trabalhadores por todo o pais. O Protanec, desde 2011 até 2014, recebeu mais de 8,1 milhões de matriculas. Só em 2015 foram 1,3 milhão.

O objetivo do Proantec é, democratizar e expandir a oferta de cursos presencial e a distância para profissionalizar, qualificar jovens -contribuir para a melhoria do ensino médio- e trabalhadores –incrementar a formação e qualificação profissional- e estimular a geração de emprego, trabalho e renda.

Cursos do Pronatec 2018

Os cursos técnicos gratuitos oferecidos são para quem já possui ou está cursando o ensino médio e FIC. Em parceria com as Redes Municipais, distrital, estaduais, federias e privadas os cursos de qualificação profissional e trabalhadores tem carga horária de 160 a 400 horas e tem duração de 3 a 6 meses. Já o técnico profissionalizante, tem a carga horária de 800 a 1200 horas com duração de 1 a 3 anos.

Existem três tipos de curso técnico, são eles:

Integrado – O aluno faz o ensino médio e o curso técnico na área escolhida juntos.

Concomitante – O aluno precisa estar cursando o 2º ou o 3º grau do ensino médio e fazer o curso paralelamente em outra instituição de ensino.

Subsequente – É necessário que o aluno já tenha concluído o ensino médio.

Os cursos subsequentes são ofertados através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC), pela nota do ENEM.

As escolas técnicas estaduais, institutos federais e serviço nacional de aprendizagem, oferecem esses cursos através do próprio calendário.

Os institutos participantes são:

Rio de Janeiro:

  • COLÉGIO PEDRO II
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (Campus Volta Redonda, Campus Pinheiral e outros.)

São Paulo:

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (Campus Araraquara, Campus Avaré e outros.)

Distrito Federal:

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA (Campus Brasília, Campus Ceilândia, Campus Riacho Fundo e outros.)

Para conferir a sua localidade clique aqui.

Público Alvo

Os cursos de qualificação profissional abrange muito público, são eles, estudantes do ensino médio, jovens que cumprem medidas socioeducativas, mulheres e homens cadastrados no CadÚnico, trabalhadores, jovens que participam do projovem trabalhador e aprendiz, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua e vários outros. As pessoas interessadas em participar, deve procurar os órgãos responsáveis pelo cadastro na sua localidade. As vagas disponíveis ficam abertas no site do MEC.

Cursos Técnicos Disponíveis

Os cursos do PRONATEC 2018, são conveniados com o SENAI, SENAC, SENAR e SENAT, hoje em dia os cursos mais procurados são: técnico em administração, segurança do trabalho, informática, cuidador de idosos, logística, mecânica e enfermagem. Porém o Pronatec oferece mais de 500.000 vagas. São 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos. Algum deles são:

Agente Comunitário de Saúde, almoxarife de obras, assistente de Logística, agente de Gestão de Resíduos Sólidos, agente de Microcrédito, agente de Limpeza urbana, assistente de Faturamento, assistente de Recursos Humanos, assistente Financeiro, assistente de Tesouraria, auxiliar de Fiscalização Ambiental, gestor de Microempresa, espanhol Básico, inspetor de Qualidade, língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico, representante comercial, promotor de Vendas, agente de Alimentação Escolar, balconista de Farmácia, auxiliar de Laboratório de Saúde, auxiliar de Saúde Bucal e outros.

 Como fazer a Inscrição no Pronatec?

O primeiro passo para a inscrição no Pronatec é você escolher o curso que quer cursar, depois disso você precisa entrar no site e pesquisar sua vaga.

Os documentos necessários para cursos Ead, nível de escolaridade, CPF, telefone para contato e e-mail. Os cursos presenciais precisam de RG e comprovante de residência. Você deve ligar para a instituição de ensino e ver o local, hora e dia da matrícula. Depois da matricula pronta, é necessário esperar a validação.

Todos os alunos devem confirmar sua frequência no curso, por meio da senha e acesso no site (caso seja EAD) ou presença nas aulas.

Nos cursos subsequentes em escolas privadas é necessário devem ter a frequência mensalmente.

Nos cursos subsequentes em instituições públicas ou dos serviços de aprendizagem, é preciso confirmar presença trimestralmente.

Nos cursos de Categoria FIC, é preciso confirmar presença ao final do curso (entre o mês da data de termino e o seguinte).

O quarto lote do Pronatec está previsto para fevereiro e vale ressaltar que é proibido a cobrança em cima dos cursos. Pronatec é um programa do Governo Federal, totalmente gratuito.

Alguns cursos podem ter a ajuda estudantil, porém não é integralmente. O curso técnico subsequente não tem direito a essa bolsa.

Pronatec 2018

 O Pronatec é bastante procurado. Alguns alunos já receberam o certificado de alguns cursos, o que ajuda muito na qualificação. Algumas instituições fazem parcerias com empresas, o que facilita na hora de achar um estágio. Muitas pessoas se qualificam para conseguir um emprego ou uma vida melhor, o Pronatec já ajudou e ajuda muitas pessoas. O MEC já liberou mais de 127 milhões de reais para os cursos, o MEC já garantiu a permanência do Programa em 2018, está esperando o que para se qualificar? O seu futuro está em suas mãos.

Cursos Pronatec 2018 | Cursos Gratuitos Técnicos e Profissionalizantes
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!