O curso de logística tem como foco formar um profissional muito essencial, mas que não é tão conhecido quanto deveria. Você sabe, por exemplo, o que é um crono-analista?

É um profissional muito comum em fábricas. Ele trabalha mensurando todos os procedimentos da empresa e calculando eles por tempo, e depois faz mudanças para melhorar a produção baseada no tempo que os processos demoram. Esse tipo de profissional é muito requisitado na indústria mas existem poucos formados. De forma geral, o profissional de logística é quem lida com o gerenciamento dos processos dentro de uma empresa.

Com o crescimento da economia Brasileira nos últimos anos, esse tipo de profissional tem se tornado cada vez mais importante. Tem muita gente que pensa o profissional de logística como apenas alguém que lida com transporte e armazenagem, mas apesar de essa ser uma parte importante da formação e atuação, não é a única. Até mesmo empresas de serviço inovadoras possuem profissionais que pensam apenas nos processos e como melhorar eles. Gerenciar processos é uma técnica comum nas áreas de engenharia e administração, tornando o profissional capacitado para trabalhar em projetos de melhoria de processos em diversas empresas.

Público Alvo

O público alvo do curso é qualquer pessoa que pretende trabalhar ou se especializar na área de logística, pois é aberto para todas as idades e também todos os níveis de formação.

Por ser um profissional útil e que pode trabalhar em vários tipos de empresa, é uma ótima formação para quem procura uma profissão e uma carreira rentável.

Como o mercado vem se profissionalizando cada vez mais, a educação se torna um dos maiores fatores na hora de competir por vagas.

Perspectivas no mercado de trabalho

O maior empregador de profissionais de logística é a área da indústria, que costuma ser uma ótima área para os especialistas, pois tem salários e benefícios um pouco maior do que empresas de serviço.

Além disso, a indústria é uma das áreas da economia que mais emprega em todo Brasil e que, dependendo da área de atuação, cresce até mesmo em momentos de crise.

O mercado é composto de 25% de mulheres e 75% de homens. Se você tem interesse em fazer o curso, deve gostar de trabalhar em empresas, mexer com cargas, emitir notas, distribuição, armazenamento, recebimento de cargas e outros.

Média salarial

Segundo o SINE, o salário inicial de um profissional de logística é R$ 1.800, podendo chegar até cerca de R$ 8.000. Um profissional de logística, também pode trabalhar de freelancer. Porem o melhor é tralhar em uma empresa, pois assim você consegue benefícios.

Dicas

Durante o curso você vai aprender muito sobre métodos e processos, e como quase tudo na nossa vida pode ser colocado nessa visão. Tente utilizar esses conhecimentos da sala de aula no seu dia a dia para aumentar sua capacidade de pensar em processos. O profissional de logística pode fazer pequenas mudanças muito importantes no local de trabalho. Um quilo a menos de soja perdido no transporte ou menos uma TV quebrada durante o carregamento para as lojas, pode poupar muito dinheiro para a empresa e evitar desperdícios. Uma das coisas mais importantes é ter a iniciativa de fazer diferente, se você conseguir perceber algo que a empresa pode mudar para melhor, não tenha medo de iniciar um projeto você mesmo e tentar fazer melhorias. Muitas vezes o profissional de logística vai trabalhar em diversas áreas da empresa ou em mercados que exigem um conhecimento técnico (como indústrias automobilísticas por exemplo), por isso é necessário se juntar apessoas que tem conhecimentos em áreas que você não domina e aplicar o seu conhecimento junto com os deles.

Curso Gratuito de Técnico de Logística (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Encontramos cursos do SENAI e de outras instituições! Todos gratuitos!

Mato Grosso do Sul (clique para abrir)

Curso: Logística
Instituição: Senai MS
Estado: Mato Grosso do Sul
Cidade: Corumbá
Endereco: Alameda Sao Jose, 10 - Maria Leite, Corumba - Ms, 79310-702, Brazil
Início das inscrições: 08/12/2017
Término das inscrições: 21/03/2018
Início: 26/03/2018
Restrição: S aulas serão nos municípios de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Os interessados devem fazer as matrículas nas secretarias das unidades operacionais do Senai
Telefone_inscricao: 0800-707-0745

Rio de Janeiro (clique para abrir)

Curso: Assistente de Operação de Logística
Instituição: Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec)
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Início das inscrições: 26/01/2018
Término das inscrições: 16/02/2018
Início: 17/02/2018
Inscreva-se: Ir ao site e fazer matrícula