O curso de soldador de estruturas e tubulações no Processo MIG/MAG entra na categoria de tecnologias ligadas a processos mecânicos, físico-químicos e eletroeletrônicos. É um curso que abraça os meios de instalação, manutenção, controle e otimização de processos contínuos ou então discretos, predominantes no seguimento industrial.

Vai capacitar o profissional a soldar materiais, tubulações e estruturas por meio do processo MIG/MAG (GMAW,) em Aço, seguindo as normas e regulamentações da documentação técnica emitida pelos órgãos responsáveis por esse setor da indústria e ocupando-se não só com suas tarefas como com todo o cuidado necessário com a segurança, qualidade, produtividade e o despertar de uma consciência ambiental da empresa e seus colaboradores.

Público-alvo

O público-alvo desse tipo de curso são pessoas que tenham um porte físico que suporte altas jornadas de trabalho, incluindo dias em que terá que trabalhar em tempo integral, sob alta pressão, carregando peso e cuidando de processos mecânicos. É essencial que sejam pessoas dinâmicas, com capacidade de interação, raciocínio lógico e entendimento parcial sobre o manuseio, instalação e manutenção de maquinários e peças de aço.

Abrange tanto profissionais da área mecânica, quanto elétrica e engenheiros, seja de produção ou não. É necessário que o estudante ao ingressar no curso tenha no mínimo o ensino fundamental completo e mais de 18 anos.

Perspectivas do Trabalho

As atividades desenvolvidas pelo Soldador de Processos MIG/MAG podem ser desenvolvidas em empresas de porte micro, pequeno, médio ou grande, independente do nível tecnológico. Pode esse profissional criar vínculo empregatício através do regime clt, trabalhar como autônomo ou ser um cooperativado.

Trabalha com a execução e utilização de máquinas que exigem técnicas especificas, variando o grau de complexidade de acordo com a responsabilidade aderida ao funcionário e o seu nível hierárquico. No começo, geralmente é limitado a coordenação ou fica como auxiliar direto.

E se você se perguntou o que é esse processo MIG/MAG saiba que é nada mais nada menos que um arco elétrico – um arame eletrodo – alimentado continuamente com uma base de metal, essa que deve estar sob a proteção constante de uma atmosfera gasosa, podendo essa atmosfera ser de gás inerte, ativo ou uma mistura dos dois.

Média Salarial

A média salarial do Soldador de Estrutura e Tubulações do Processo MIG/MAG gira em torno de R$ 1442,00 e R$ 3042,00 dependendo da região e atividades que vai desempenhar dentro de uma empresa, além disso há também os benefícios como vale alimentação, vale transporte e outros.

Dica

Para ser um Soldador de Estruturas e Tubulações no Processo MIG/MAG você deve ter em mente que o serviço é pesado, vai exigir proatividade e o seu crescimento vai depender unicamente de você e da aplicação de todo o conteúdo e aprendizado passado no curso.

Respeitando os níveis hierárquicos de uma empresa você deve sempre se mostrar interessado, pedir ajuda quando tiver dificuldades e também oferecer seus serviços quando perceber que pode ser útil em uma ou mais situações.

Não esquecer dos materiais essenciais a sua segurança ou a dos demais membros da empresa e prezar pelo seu cargo atual e futuro na empresa.

Curso Gratuito de Soldador de Estruturas e Tubulações (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Não encontramos nenhum curso no momento...