Curso Gratuito de Pedreiro de Alvenaria

O curso de pedreiro capacita profissionais para as construções e manutenções de obras, do início ao fim. O curso tem duração de 160hrs ou pode variar a 184hrs dependendo da instituição de ensino. Durante o curso os alunos aprenderão como fazer uso de diferentes materiais, ferramentas e equipamentos também serão abordados tópicos como alvenaria, aparelhamentos, espessuras de parede, argamassa, fundações, lista de materiais, tabuas de perfil e muitos outros tópicos que abordam o meio de trabalho desses profissionais. No decorrer das aulas os alunos terão lições tanto teóricas quanto práticas de forma a garantir a melhor serviço para o cliente e para a empresa contratante. Construir e finalizar uma casa ou edifício é algo muito trabalhoso e abrange uma série de saberes. É necessário entender sobre instalação elétrica, de esgoto, de água, sobre levante de paredes, revestimento, entre outras coisas.  As responsabilidades de um pedreiro é  controlar o fluxo de serviços, controle de materiais, fazer a leitura das plantas desenhadas, controle na quantidade de material, lembrando de deixar todos os superiores informados. Todos sairão do curso sabendo como lidar com fundação, com alvenaria e com impermeabilização, por exemplo. Para ganhar destaque em um mercado tão competitivo é fundamental conhecer a fundo o meio e as ferramentas com as quais trabalha.

Público alvo

O curso de pedreiro é ideal para pessoas com interesse profissional na área da construção. Ao término do curso, o profissional estará pronto para trabalhar em varias áreas do mercado de trabalho ao mesmo tempo que poderá aplicar seus conhecimentos em sua vida pessoal. É importante lembrar que é uma profissão que exige bastante da forma física e da resistência, já que o profissional atua fazendo muito esforço braçal, no entanto, também exige atenção e perfeccionismo, diante dos trabalhos manuais de acabamento. Vale ressaltar que é desejável que se tenha o Ensino Médio completo, visto que boa parte do conteúdo pragmático do curso contempla noções de física e matemática.

Perspectiva no mercado de trabalho

O pedreiro poderá trabalhar em qualquer local que necessite de obra, seja de produção, manutenção ou conserto. O profissional poderá atuar em canteiros de obras de diversas empresas, mas também pode atuar de forma autônoma em residências. Existem categorias de pedreiro, são elas:

Pedreiro Geral – é o pedreiro que faz tudo um pouco, alvenaria, reboco, assentamento cerâmica, assenta azulejos e faz instalação de portas e janelas.

Pedreiro Azulejista – é o profissional responsável pelos assentamento de cerâmicas, azulejos e porcelanato, é um profissional bastante requisitado por conta de ter muito m2 em prédios de vários andares.

Pedreiro de Acabamento – é o profissional responsável por fazer a instalação de pedras e mármores como bancadas e soleiras, instalação de portas e janelas. É um profissional requisitado por conta do trabalho de qualidade que precisa fornecer, pois é ele que dá os últimos detalhes.

Pedreiro de Alvenaria – é o profissional responsável por alvenaria de tijolos cerâmicos ou blocos de concreto.

Pedreiro de Manutenção Predial – é o profissional que faz pequenos reparos em casa e apartamentos, sendo eles entupimento, vazamentos, reparo de pisos, troca de torneiras, troca de bancada, reparo em pintura e etc…

Pedreiro de OAC – é o profissional que está ligado a obras de infraestrutura, como implementação de bairros, condomínio, estradas e rodovias.  

Para ter acesso a boas oportunidades é preciso estar preparado e ter um bom currículo, então por isso a melhor opção é fazer um curso de qualidade para garantir um bom salário e um bom emprego.

Média Salarial

Para cada setor na área de construção, o profissional qualificado poderá encontrar diferentes faixas salariais. Um pedreiro de construção recebe um salário médio de 1.393 reais, já o salário médio de um pedreiro de acabamento gira em torno de 1.615, podendo chegar também a 1.800 reais se for efetivado por uma empresa.

Dicas

Após concluir o curso, o profissional estará apto a realizar trabalhos em canteiro de obras, manutenção ou acabamento em casas e prédios. Porém, muitos desses profissionais também optam por ser autônomo e realizar trabalhos como freelancer, já que a demanda por serviços de obra é requisitada e faltam profissionais com qualificação no mercado para supri-la. Fazer um curso incrementa seu currículo, melhora sua qualificação e ainda traz muito conhecimento. Até mesmo quem já trabalha na área tem coisas para aprender.

Curso Gratuito de Pedreiro de Alvenaria (São Paulo, Bauru e outras regiões)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Encontramos cursos do SENAI e de outras instituições! Todos gratuitos!

Paraíba (clique para abrir)

Curso: Pedreiro de Edificações
Instituição: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Paraíba
Estado: Paraíba
Cidade: Campina Grande
Endereco: Av. Assis Chateaubriand - Distrito Industrial, Campina Grande - Pb, 58105-421, Brazil
Início das inscrições: 06/11/2017
Término das inscrições: 01/12/2017
Início: 01/02/2018
Restrição: Podem participar do processo candidatos que tenham de 16 a 23 anos, dependendo da modalidade escolhida, e que estejam matriculados no ensino fundamental ou que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.
Inscreva-se: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!