O mercado de beleza é um dos que mais cresce no país e no mundo, perdendo apenas para o ramo alimentício. Afinal, quando o assunto é beleza as mulheres e os homens não medem esforços, ainda que uns sejam mais discretos que outros.

De qualquer forma, esse curso visa o aprimoramento, aprendizado e o estudo sobre o ramo de beleza voltado para o tratamento de pés e mãos, tão conhecidos como manicure e pedicure.

As atribuições são:

  • Corte das unhas.
  • Esterilização dos utensílios de trabalho.
  • Polimento das unhas.
  • Remoção da cutícula adequadamente.
  • Esmatlagem
  • Aplicação de unhas postiças.
  • Decoração das unhas.

Muitas manicures e pedicures não possuem o certificado da profissão, desse modo, você pode correr muitos riscos. Um exemplo disso é a não esterilização do equipamento ou até mesmo um “bife” tirado que pode infeccionar. Se voe tem o interesse de se profissionalizar, o mais interessante é o curso gratuito, pois assim você não precisa passar dificuldades para fazer o curso. Alem de falar que com o certificado, você se torna uma profissional visada para as clientes.

Um grande avanço são os cursos avulso, sendo: decoração de unhas, as unhas postiças que fazem muito sucesso hoje, as cores da moda e muitos outros cursos que podem te deixar a par de todas as novidades e habilidades do mercado. Muitas pessoas querem inovar e o melhor pra isso é sempre pesquisar e inovar na profissão.

Público-alvo

Cabeleireiras e cabeleireiros, donas de casa a procura de um dinheiro extra e até você que se aventura semanalmente a fazer as unhas, e tem vontade de aprender os macetes e segredos para deixar as unhas bem feitas, os pés macios e sempre bem cuidados. Para as pessoas que procuram uma fonte de renda, o curso também é uma boa opção, pois clientes para a manicure e pedicure é o que não falta no mercado. As pessoas que gostam de se embelezar podem fazer o curso também, pois assim conseguem fazer esse trabalho sozinhas sem gastar muito.

Perspectivas do Trabalho

A capacitação para que você atue como manicure e pedicure, com técnicas especificas para tomar todo o cuidado necessário e possível com os pés, as mãos e as unhas dos seus futuros clientes. Dá o embasamento do empreendedorismo necessário para que você entenda o que são os custos, quais as variáveis a serem consideradas e moldes para que seu negócio proporcione ao cliente bem-estar e claro, a fidelização do mesmo.

Com o curso você pode atuar em salões de beleza, no seu próprio espaço, prestando serviços de manicure e pedicure a domicilio ou até mesmo consultoria sobre esse tipo de serviço. Serviço é o que não falta nesse ramo.

Hoje as mulheres dominam o mercado com 97% de presença, os homens são em 4%, entretanto qualquer um pode fazer parte dessa profissão. Se você gosta de beleza e cuidados com as mão e pés, vai se dar muito bem nesse campo.

Média Salarial

O salário de uma manicure e pedicure pode ser de R$ 1.200 até R$ 5.000, podendo variar de acordo com o serviço prestado e o tipo de contrato fechado com o salão que pretende trabalhar. Alguns salões costumam alugar espaços e cobram uma porcentagem por cliente que você leva ao local.

Outra opção é o serviço a domicilio em que você gasta apenas com os materiais que vai utilizar e tem o dinheiro em mãos todo dia que trabalhar. Ainda podendo montar o seu próprio espaço especializado nessas duas categorias de cuidados para pés e mãos, nesse caso há cases de sucesso que relatam o ganho de em média 2 a 4 mil reais por mês.

Dica

Para se tornar uma manicure e pedicure é preciso ter paciência e estar ciente sobre as novas fórmulas e tipos de esmalte que chegam ao mercado, o cuidado com pessoas que são alérgicas e precisam de produtos especiais, as tendências e principalmente o cuidado com a limpeza e higienização dos materiais utilizados.

Quem sabe você pode ter um serviço especializado em pessoas que possuem alergia a esmaltes comuns? Afinal, é um nicho de clientes mais fechado e que fará com que pessoas de todo lugar te procurem exatamente por essa especialidade.

Ter o seu próprio negócio, personalizar ele de acordo com a clientela, ter um cartão de visitas e uma página na internet para mostrar os seus trabalhos pode ser o cartão de visitas do seu negócio e a porta para a sua independência financeira e profissional.

Aproveite todas as dicas do curso, pesquise sempre, esteja por dentro das cores da moda, do estilo de desenhos e cuidados que os clientes procuram. Tudo isso, sempre prezando pela qualidade e excelência do serviço prestado.

Fazer sempre um curso extra online, sobre nail art, cores do verão e outros podem te ajudar a atrair clientes. Um bom marketing é você ter uma página nas redes sociais para divulgar fotos do seu trabalho, ou até mesmo servir como meio de contato com os clientes.

A cada vez que você divulga um trabalho bem feito na internet, mais clientes você atrai. Assim eles conseguem ver o serviço de boa qualidade que você se dispõe a fazer e alem de falar que nas redes sociais, você pode ter feedback de clientes. Comentários positivos podem servir também pra atrair novos clientes, porque desse modo eles percebem que não é só um contente mais vários, logo o serviço é de bastante qualidade e segurança. Ética e dedicação, sempre traz bons resultados.

Curso Gratuito de Manicure e Pedicure (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Encontramos cursos do SENAI e de outras instituições! Todos gratuitos!

Rio de Janeiro (clique para abrir)

Curso: Manicure e Pedicure
Instituição: Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec)
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Início das inscrições: 26/01/2018
Término das inscrições: 16/02/2018
Início: 17/02/2018
Inscreva-se: Ir ao site e fazer matrícula