Praticamente todos os ambientes em que são utilizados o computador e a Internet precisam de um técnico em informática.

Este profissional é responsável pela manutenção de computadores e pela operação de redes locais de computadores, assim como pelo desenvolvimento e manutenção de aplicativos computacionais, websites, bases de dados e sistemas de informação.

Trata-se de uma das profissões com maior demanda no mercado laboral do mundo, tanto no setor público quanto no privado. Existem opções laborais para todos os esquemas de prestação de serviço.

Por causa da constante evolução da indústria das tecnologias da informação (TI), a capacitação torna-se um grande diferencial na importante. Por outra parte, por se tratar de uma profissão não regulamentada, existe uma grande concorrência de pessoas com conhecimentos dispersos que operam de diferentes formas. Este é outro motivo que estimula a busca de capacitação formal na área.

As especializações disponíveis no mercado da informática são muitas, tanto na modalidade presencial quanto na online. Existem opções disponíveis em áreas como linguagens de programação específicos (HTML, C+++, Python, Perl, JavaScript, Cobol, SQL, Visual Basic, PHP), qualidade de software, segurança da informação, sistemas, e-commerce, programação web, design web, entre outras.

O curso de técnico em informática, em linhas gerais, foca-se em quatro grandes setores básicos: montagem e manutenção de computadores; instalação e manutenção de redes; instalação e programação de sistemas para computadores e dispositivos móveis e desenvolvimento e programação de aplicativos para a Internet e websites.

Também são oferecidos outros conteúdos relacionados com a prática laboral, tais como trabalho em equipe, comunicação, ambientação tecnológica e empreendedorismo.

No entanto, outras áreas mais específicas como robótica, linguagens de programação, computação gráfica, servidores web e bases de dados estão contempladas em vários cursos básicos.

Público alvo

Pessoas com interesse nas tecnologias da informação (TI) que desejam gerar renda a partir da manutenção de computadores, redes, desenvolvimento de software e criação de sites na Internet. Existem opções para vários tipos de necessidades e são frequentes as certificações à distância e em módulos. Em geral, os cursos mais básicos estão orientados a pessoas com Ensino Médio concluído ou em curso, e com idade mínima de 16 anos.

Perspectivas no mercado de trabalho

Praticamente todos os ambientes de trabalho contemporâneos requerem da prestação de serviços de técnicos em informática. Existem amplas possibilidades de trabalho assalariado ou autônomo. As perspectivas melhoram conforme a experiência, especialização e quantidade de cursos e certificados obtidos pelo técnico.

As mulheres fazem parte de 5% dos técnicos e os homens são 95%. Se você gosta de computador, redes, internet e outros, está área é a certa para você. O curso vai te ensinar tudo sobre informatica e manutenção de computadores.

Média salarial

De acordo com sites de emprego, o mínimo recebido por um técnico em informática correspondia a um salário mínimo, enquanto que a média salarial era de R$ 1350. Porém, o ingresso pode ser bem maior, conforme a experiência do profissional, quantidade de cursos e certificados obtidos. No caso de técnicos em informática contratados, a continuidade dos estudos formais supõe melhoras salariais. Um diretor de TI pode ter um salário superior aos R$ 17000.

Dicas

Os cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, por Secretarias de Educação estaduais ou que oferecem certificações carimbadas por grandes empresas de desenvolvimento de software têm maior demanda no mercado. Com esse curso, aconselha-se também fazer um curso de idiomas. Algumas linguagens de programão usam o inglês e é uma área que cresce mais a cada dia. Ser fluente em uma outra língua pode te ajudar a crescer profissionalmente, você pode ter a chance de um dia fazer um intercâmbio e ainda se tornar um grande profissional na área de informatica.

Nós sabemos que tudo hoje em dia é na sabe de tecnologia e informatica. Desse modo, fazer um curso de informatica é muito bom, pois alem de você aprender tudo sobre isso, aprenderá também sobre manutenções e outros. Muitas pessoas lucram com o mercado da manutenção, pois não é um serviço barato, dessa forma, o curso de proporciona conhecimento e talvez até a chance de abrir seu próprio negocio.

Com isso, um curso de gestão seria perfeito para a sua administração, pois nele você aprende a controlar sua finanças, aprende a fazer os cálculos de qual preço colocar nos seus serviço e outros.

E para fechar, um curso de inglês seria de grande ajuda, pois muitos manuais só estão disponível nessa língua, o que complica se você não souber esse segundo idioma. Alem dos manuais, muitas coisas nos computadores e notebooks são em inglês, pois geralmente as empresas fabricantes são de fora do pais. Muitas dela oferecem suporte em português e até mesmo suporte em lojas autorizadas. Entretanto quando você precisa fazer ajustes mais básicos como formatação, talvez seja necessário o inglês.

Nos dias de hoje, um curso de informatica gratuito é muito vantajoso, ainda mais para um jovem que se identifica com o assunto.

Curso Gratuito de Informática (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Não encontramos nenhum curso no momento...