Os profissionais que mexem com eletricidade podem ser especializados em diversas áreas, seja de indústria, predial ou de automóveis que é a área e especialidade desse curso. Cuida da instalação, preparação e manutenção de sistemas de veículos leves ou pesados, respeitando as regras ambientais, de segurança e as normas técnicas vigentes.

Vale ressaltar que há matérias bases que envolvem a eletricidade e que são comuns as três modalidades de curso de eletricidade, no entanto esse curso de Eletricidade de Automóveis é o que mais se difere dos demais, uma vez que todo o seu foco é voltado a tecnologia implantada em carros, esses que por sua vez estão ficando cada vez mais complexos e parecido com computadores.

Público Alvo

Indicado tanto para profissionais que já trabalham na área e querem ganhar uma especialidade a mais quanto pessoas que tenham um interesse pessoal nesse tipo de assunto, muito interessante para donos de oficina, mecânicos e donos de carro e ou moto.

Perspectivas do Trabalho

O profissional que se capacita como eletricista de automóveis consegue conhecimentos amplos e que ajudam até mesmo na manutenção preventiva de uma casa, conseguindo fazer o essencial relacionado a eletricidade. No entanto, com o foco em veículos, ele pode passar a exercer sua função cuidando de seus carros e através do conhecimento técnico obtido pegar outros carros para concertar. A visão aqui é a de ter e ou montar o seu próprio negócio, bem como trabalhar em oficinas de mecânica, empresas que demandam serviço de eletrônica, montadoras de carro ou oficinas especializadas na parte elétrica do carro.

Uma curiosidade é que há também algumas empresas multinacionais automotivas que exportam seus melhores funcionários para que esses possam levar seus conhecimentos a outras sedes da empresa.

Média Salarial

O salário base de um Eletricista de Automóveis é de R$ 1637.25, podendo variar de acordo com os adicionais que a empresa oferece e o tipo de serviço prestado a mesma. Como em toda carreira quanto mais experiência mais você ganha, claro, que dependendo do seu trabalho e da sua proatividade. De repente após o curso você resolve estudar mecânica e ai o seu salário pode vir a dobrar e assim sucessivamente conforme seu grau de conhecimento e experiência.

Dica

A demanda de serviços elétricos voltado para carros é muito grande, por isso vale a pena o estudo quanto a ter o seu próprio negócio ou trabalhar para uma empresa. Daí vai depender do seu perfil, da maneira como usa a comunicação para conquistar o cliente, do espaço preciso para realizar o serviço e da sua mão de obra qualificada.

A ideia é que o estudo seja frequente e não pare, ainda mais no meio da eletricidade de automóveis em que a mecânica e a tecnologia tem se unido para dar cada vez mais e mais comodidade aos seus usuários, hoje já com tecnologias que permitem que o carro dirija sozinho após ser informado do destino dos seus passageiros.

Pense nisso, comece a estudar o mercado e descubra qual o principal problema encontrado por usuários de automóveis, então promova um serviço que solucione esse problema e aplique seus conhecimentos sempre pensando na qualidade do serviço e fidelização do cliente.

Curso Gratuito de Eletricista Automotivo (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Encontramos cursos do SENAI e de outras instituições! Todos gratuitos!

Cursos Online (Educação a Distância para qualquer estado) (clique para abrir)

Curso: NOÇÕES BÁSICAS DE MECÂNICA AUTOMOTIVA
Instituição: FINDES
Início das inscrições: 17/05/2017
Início: 04/07/2017
Inscreva-se: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!
Curso: Noções básicas de Mecânica Automotiva
Instituição: SENAI do Amapá
Endereco: Av. Padre Julio Maria Lombaerd, 2000 - Santa Rita, Macapa - Ap, 68901-283, Brazil
Telefone: -
Início das inscrições: 13/07/2017
Início: 13/07/2017
Inscreva-se: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!

Rio Grande do Sul (clique para abrir)

Curso: Manutenção Automotiva
Instituição: Univates
Estado: Rio Grande do Sul
Cidade: Lajeado
Endereco: Av. Avelino Talini, 171 - Universitario, Lajeado - Rs, 95900-000, Brazil
Telefone: (51) 3714-7000
Início das inscrições: 01/11/2017
Término das inscrições: 07/12/2017
Início: 14/12/2017
Restrição: Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o ensino médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos). A realização pode ser feita de forma concomitante, mas, para receber o diploma de técnico, o estudante deverá ter concluído o ensino médio. Após realizar a inscrição pelo site, os interessados devem se matricular, presencialmente, nos dias 11 a 13 de dezembro, no Atendimento Univates (Prédio 9), das 13h às 21h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de representante legal.
Inscreva-se: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!