O curso de confeiteiro tem como objetivo a capacitação na produção de bolos, tortas, salgados, sobremesas, biscoitos, coberturas e recheios de diversos tipos, em conformidade com as principais normas técnicas de higiene, segurança, saúde e qualidade na manipulação de alimentos. Também são abordados tópicos que visam ampliar o conhecimento técnico e científico do profissional, de modo que este possa desenvolver suas atividades no dia a dia de maneira organizada e segura, garantindo a qualidade do produto final e a preservação do ambiente. Após a conclusão do curso de confeiteiro, o profissional também será capaz de identificar os principais fatores que interferem no processo produtivo, de modo a aperfeiçoar o trabalho para evitar a ociosidade e o desperdício de matéria-prima. Pode-se dizer que os brasileiros estão entre os melhores do mundo, um exemplo disso é o Chefe Luiz Farias, que ganhou o prêmio de melhor confeiteiro do mundo em 2016.

Um confeiteiro precisa:

  • Atender o cliente.
  • Entender como o pedido do cliente funciona, perguntar sobres os sabores que ele deseja nas encomendas e outros.
  • Precisa entender sobre os tipos de coberturas, recheios massas, doces e muitas outras coisas.
  • Saber fazer decorações de bolos e doces.
  • Entender sore ornamentação por contas de encomendas grandes.
  • Oferecer contratos com contas muito grandes e outros.

Público Alvo

O público alvo para o curso de confeiteiro é composto por profissionais interessados em atuar na área de panificação e confeitaria, além do público em geral. Para a realização do curso de confeiteiro é necessário ter no mínimo dezesseis anos de idade e ter concluído o ensino fundamental. A confeitaria abrange muitos campos, são eles doces finos, bolos de festa e outros, todos esses módulos necessitam de delicadeza e arte.

Perspectivas no Mercado de Trabalho

O mercado de confeitaria é bastante carente de profissionais qualificados, portanto repleto de oportunidades para quem está em busca de conhecimento. Entre os principais estabelecimentos estão, por exemplo, panificadoras, confeitarias, restaurantes, pizzarias e lanchonetes. O mercado também está aberto a profissionais que desejam realizar serviços de maneira autônoma, atuando como freelancer, produzindo os mais diversos tipos de doces e salgados para eventos ou comercialização no varejo.

Possuímos hoje no mercado de trabalho 63% de mulheres na área e 37% homens. Se você é uma pessoa que gosta de cozinhar, enfeitar docinhos e fazer gostosuras, está na área certa para você. O curso gratuito de confeiteiro vai te ensinar tudo sobre a cozinha da confeitaria.

Média Salarial

A média salarial de um confeiteiro é entre 950 a 1.600 reais, de acordo com o tipo de estabelecimento e a região do país em que se está atuando. É claro que essa remuneração também pode variar de acordo com a experiência e as habilidades de cada profissional, já que algumas empresas podem solicitar habilidades específicas para a execução de algumas funções. Há também a possibilidade de um plano de carreira nessa área, por exemplo, um chefe de confeitaria, dependendo do estabelecimento, pode ter uma remuneração mensal igual ou superior a 3.000 reais. Muitos boleiros chegam a ganhar muito mais, pois se especializaram e abriram seu próprio negócio.

Se um confeiteiro se formalizar e começar a tomar grandes proporções, a remuneração pode ser incalculável.  Pois grandes confeiteiros hoje chegam a ganhar mais de 10.000 rias por mês.

Dicas

Para ter sucesso no mercado de confeitaria é necessário paciência e bastante investimento em qualificação. Criatividade e dedicação também são “carros chefe” nesse mercado, já que a maioria das empresas está em busca de pessoas com pensamentos inovadores e que estejam sempre dispostas a surpreender com receitas diferenciadas. Mesmo que o salário inicial não pareça atraente, conforme se adquire experiência nessa área, é possível encontrar ótimas oportunidades de trabalho, com salários atraentes e competitivos. Fazer cursos pode ajudar bastante na qualificação e experiencia, com os cursos, seu trabalho valoriza e faz com que posso ter uma renda maior. Empresas hoje em dia precisam de confeiteiros, então ter um bom currículo também ajuda.

Muitos cursinhos online te ensinam coisas novas, nem que seja um docinho, cobertura ou qualquer outra coisa diferente que surge a cada dia. Você se arriscar no novo pode te trazer sucesso e prosperidade na sua carreira. Como o ditado diz “Quem arrisca não petisca”.

Hoje é possível encontrar muitos cursos para confeiteiro, seja ele sobre doces, tortas, decorações e outros. Uma especialização no exterior pode elevar e muito a sua remuneração. Um confeiteiro chefe pode chegar a ganhar mais de 30 mil reais por mês. A televisão está repleta de programas de confeiteiros, “Cake Boss” é um deles.

Um confeiteiro não possui um caminho certo para o sucesso ou uma boa carreira, pois são muitas áreas ou muitos caminhos que ele pode seguir para atingir uma patamar de boa qualidade e reconhecimento. Uma coisa muito importante é o confeiteiro fazer um curso de gestão, pois ao mesmo tempo que ele pode administrar o seu negócio, ele pode confeitar. Assim, ele pode fazer o controle do mês, gastos, colocar os devidos presos nos produtos conforme mão de obra e ingredientes utilizados e muitas coisas coisas que um negocio precisa para dar certo.

Um cursos de gestão, vai poder ajudar no quesito “funcionários”, pois a área de confeitaria é um campo que cresce muito rápido ou que exige uma “ajuda” por contas das grande demanda de confeitos. No curso de gestão você aprende a se formalizar, com isso você poderá emitir notas fiscais e outros. Pela visão do cliente, o confeiteiro passa a ser bem mais profissional.

Curso Gratuito de Confeiteiro (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Encontramos cursos do SENAI e de outras instituições! Todos gratuitos!

São Paulo (clique para abrir)

Curso: Curso Grátis de Brigadeiros Gourmet
Instituição: Cursos IPED
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Endereco: R. Do Oratorio, 2430 - Alto Da Mooca, Sao Paulo - Sp, 03195-001, Brazil
Início das inscrições: 21/09/2017
Início: 21/09/2017
Inscreva-se: Ir ao site e fazer matrícula