O curso de confeiteiro tem como objetivo a capacitação na produção de bolos, tortas, salgados, sobremesas, biscoitos, coberturas e recheios de diversos tipos, em conformidade com as principais normas técnicas de higiene, segurança, saúde e qualidade na manipulação de alimentos. Também são abordados tópicos que visam ampliar o conhecimento técnico e científico do profissional, de modo que este possa desenvolver suas atividades no dia a dia de maneira organizada e segura, garantindo a qualidade do produto final e a preservação do ambiente. Após a conclusão do curso de confeiteiro, o profissional também será capaz de identificar os principais fatores que interferem no processo produtivo, de modo a aperfeiçoar o trabalho para evitar a ociosidade e o desperdício de matéria-prima. Pode-se dizer que os brasileiros estão entre os melhores do mundo, um exemplo disso é o Chefe Luiz Farias, que ganhou o prêmio de melhor confeiteiro do mundo em 2016.

Público Alvo

O público alvo para o curso de confeiteiro é composto por profissionais interessados em atuar na área de panificação e confeitaria, além do público em geral. Para a realização do curso de confeiteiro é necessário ter no mínimo dezesseis anos de idade e ter concluído o ensino fundamental. A confeitaria abrange muitos campos, são eles doces finos, bolos de festa e outros, todos esses módulos necessitam de delicadeza e arte.

Perspectivas no mercado de trabalho

O mercado de confeitaria é bastante carente de profissionais qualificados, portanto repleto de oportunidades para quem está em busca de conhecimento. Entre os principais estabelecimentos estão, por exemplo, panificadoras, confeitarias, restaurantes, pizzarias e lanchonetes. O mercado também está aberto a profissionais que desejam realizar serviços de maneira autônoma, atuando como freelancer, produzindo os mais diversos tipos de doces e salgados para eventos ou comercialização no varejo.

Média salarial

A média salarial de um confeiteiro é entre 950 a 1.600 reais, de acordo com o tipo de estabelecimento e a região do país em que se está atuando. É claro que essa remuneração também pode variar de acordo com a experiência e as habilidades de cada profissional, já que algumas empresas podem solicitar habilidades específicas para a execução de algumas funções. Há também a possibilidade de um plano de carreira nessa área, por exemplo, um chefe de confeitaria, dependendo do estabelecimento, pode ter uma remuneração mensal igual ou superior a 3.000 reais.

Dicas

Para ter sucesso no mercado de confeitaria é necessário paciência e bastante investimento em qualificação. Criatividade e dedicação também são “carros chefe” nesse mercado, já que a maioria das empresas está em busca de pessoas com pensamentos inovadores e que estejam sempre dispostas a surpreender com receitas diferenciadas. Mesmo que o salário inicial não pareça atraente, conforme se adquire experiência nessa área, é possível encontrar ótimas oportunidades de trabalho, com salários atraentes e competitivos. Fazer cursos pode ajudar bastante na qualificação e experiencia, com os cursos, seu trabalho valoriza e faz com que posso ter uma renda maior. Empresas hoje em dia precisam de confeiteiros, então ter um bom currículo também ajuda.

Curso Gratuito de Confeiteiro (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Encontramos cursos do SENAI e de outras instituições! Todos gratuitos!

São Paulo (clique para abrir)

Curso: Curso Grátis de Brigadeiros Gourmet
Instituição: Cursos IPED
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
Endereco: R. Do Oratorio, 2430 - Alto Da Mooca, Sao Paulo - Sp, 03195-001, Brazil
Início das inscrições: 21/09/2017
Início: 21/09/2017
Inscreva-se: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!