Com o imenso aquecimento do mercado de construção civil nos últimos anos, o curso de aplicador de revestimento cerâmico tem se mostrado uma ótima opção, pois as empresas constantemente estão em busca de profissionais qualificados para trabalhar na área de acabamentos. No curso, são explorados diversos assuntos, como o conhecimento das normas técnicas aplicáveis a área, além do planejamento, organização e execução dos serviços. O profissional também será capacitado sobre os principais equipamentos e ferramentas necessárias para a realização de trabalhos simples e complexos, como a aplicação de placas cerâmicas em pisos e paredes de diversos tipos de edificações.

Assuntos como a tecnologia dos materiais utilizados (argamassas colantes) e todo o processo envolvido no trabalho, como a leitura e interpretação de projetos de paginação, preparo de superfícies, técnicas de rejuntamento, fixação de peças especiais, tipos de juntas e suas funções, limpeza do ambiente, utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva também são abordados. A ementa do curso também prevê estudos sobre a reutilização de resíduos de placas cerâmicas para a confecção de mosaicos artístico com segurança, economia, qualidade e pontualidade.

Público Alvo

O curso de aplicador de revestimento cerâmico destina-se, principalmente, a profissionais interessados em trabalhar na área de construção civil, mas também se aplica ao público em geral. O revestimento cerâmico é uma forma de acabamento, então o trabalho exige cuidado e excelência, pois é um trabalho externo. Os principais pré-requisitos para a realização desse curso são: ter no mínimo, 16 anos completos e ter escolaridade a partir do quarto ano do ensino fundamental.

Perspectivas no mercado de trabalho

O mercado de construção civil é, atualmente, um dos mais promissores, pois com o crescimento acelerado das cidades, é possível encontrar centenas ou até mesmo milhares de vagas de trabalho disponíveis em um único centro urbano. Obviamente, a maior parte dessas vagas estão destinadas aos profissionais que buscam qualificação. Assim, é muito importante a realização de cursos como o de aplicador de revestimento cerâmico, já que esse profissional será altamente qualificado a executar projetos de acabamento em edificações de diversos tipos. Além disso, o profissional poderá executar serviços como freelancer, o que amplia as possibilidades de lucro na área. Basta ter vontade de aprender e conseguir a vaga no curso gratuito, depois disso basta se dedicar durante o curso.

Hoje o mercado é formado por homens, segundo o site “Vagas”, porem é um serviço que pode ser feito por qualquer pessoa. O serviço q é do tipo acabamento requer um cuidado maior, pois é a parte que fica visível, então não pode ter erros perceptíveis ou ser um serviço “porco”.

Média Salarial

A média salarial para um profissional qualificado como aplicador de revestimento cerâmico gira em torno de 1.713 a 2.500 reais, dependendo do município de atuação e do projeto a ser realizado. No caso da realização de serviços como freelancer, é possível cobrar entre 500 a 1.000 reais por obra realizada, com duração entre 12 a 36 horas. Em empresas de grande porte, o salário pode chegar até 4.000 reais.

Dicas

Profissionais com cursos de qualificação são altamente valorizados no mercado de construção civil, portanto investir em um curso como o de aplicador de revestimento cerâmico pode significar maiores chances de conseguir um bom emprego e com maiores salários. A disponibilidade para viagens, por exemplo, para prestar serviços para grandes construtoras (já que essas executam obras em diferentes localidades) pode resultar em salários superiores a 3.000 reais.

algumas dicas para os aplicadores é a preparação – limpar a parte de aplicação da cerâmica. A sujeira – não acumular restos de cerâmicas ou colas . A simetria – usar espaçadores para deixar um trabalho bom, sem lugares tortos. O tempo – esperar a cerâmica secar antes de pisar ou encostar no lugar aplicado – e assim por diante.

Curso Gratuito de Aplicador de Revestimento Cerâmico (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Não encontramos nenhum curso no momento...