Um agente cultural não é só um promotor de atividades e eventos como a maioria das pessoas pensam, ele é um profissional que pode exercer sua atividade tanto na esfera pública, atuando como um agente cultural público ou da sociedade civil, desempenhando seu papel como agente cultural através da comunidade.

Público-alvo

Sociólogos, filósofos, historiadores, professores, publicitários e toda e qualquer pessoa que exerça uma atividade ligada a cultura de um povo pode fazer esse curso e então unir seus conhecimentos ao ato de estimular, compartilhar e impulsionar as atividades que fazem com que as pessoas sejam chamadas para o mundo e a vida na sua forma de conhecer e fazer parte de uma sociedade.

É o caso de músicos, escritores e atores que promovem atividades ligadas ao cotidiano de comunidades, montando estúdios em meio a lugares carentes para levar a crianças e adultos atividades como a cinegrafia, o design gráfico, o desenho técnico e o despertar da criatividade em meio ao caos que é viver dentro de uma comunidade. O requisito para agente cultural é o nível médio completo.

Perspectivas do Trabalho

Estimular, compartilhar e impulsionar a vivência da sociedade com a cultura, seja por meio de música, teatro, atividades que ajudem no despertar da criatividade e do encontrar uma vocação, servindo também como mediador através da cultura.

Está vinculado a práticas e promoção de eventos culturais de uma ou mais região, não só como gestor de prática culturais como aquele que direciona e atua como mediador de um público e ou grupo comunitário que necessita de auxílio.

Trabalho em escolas, grupos de estudos sociais, comunidades que possuem um espaço de atividades culturais, atuando como mediador do governo para criação de eventos de música, teatro, oficinas e muito mais.

São três as modalidade de agente cultural, sendo elas:

Dirigente Cultural – Funcionário público responsável por administrar a política de cultura em um município, podendo ocupar cargos como o de secretário da cultura, diretor da cultura e outros;

Agente Cultural – Envolvidos nas chamadas ações culturais, posicionado estrategicamente em cargos que lhe permitam estabelecer projetos e práticas culturais na cidade em que atua;

Produtor Cultural – É quem representa a performance profissional, semi profissional e amadora da cultura, ou seja, artesãos, promotores culturais, artistas e outros.

Média Salarial

A média salarial dos Agentes Culturais varia de acordo com a sua posição e tipo de cargo, podendo ser um cargo público ou civil. No entanto a média que se tem como salário base é de R$ 2.214,65

Dica

Como agente cultural você deve estar por dentro de todos os eventos da cidade, ajudando a difundir tais eventos ainda que eles não sejam planejados por você ou sua equipe. A ideia da profissão é levar cultura para comunidades e pessoas que não tem esse acesso devido à falta de informação que ainda num mundo globalizado é uma realidade, seja por conta da educação precária, a falta de trabalho ou a pobreza.

  • Esteja ciente das situações que pode encontrar ou passar enquanto profissional que lida com pessoas carentes;
  • Seja um estudante assíduo sobre o comportamento humano e as maneiras como pode influenciar a cada um através de eventos e atividades com as quais pode trabalhar.
Curso Gratuito de Agente Cultural (Senai, Senac e Outros)
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Não encontramos nenhum curso no momento...