Um agente cultural não é só um promotor de atividades e eventos como a maioria das pessoas pensam, ele é um profissional que pode exercer sua atividade tanto na esfera pública, atuando como um agente cultural público ou da sociedade civil, desempenhando seu papel como agente cultural através da comunidade.

Um agente cultura recebe as seguintes atribuições:

  • Incentiva a criação de produções culturais na parte de ciências humanas.
  • Criação de bem culturais.
  • Projetos voltados para o cunho cultural.
  • Divulgar e planejar projetos.
  • Compor equipes.
  • Contribuir para a preservação do patrimônio cultural.

Alem dessas atribuições, o agente cultural possui muito mais responsabilidades do que imaginamos. Nós também sabemos que a cultura é muito importante para o país. Mesmo o Brasil não sendo um país que valoriza essa parte importante para nós, muitos lugares preservam seus museus, casas histórias e outros, pois são essas coisas que fazem a historia do Brasil. Então o serviço de agente cultural é muito importante para o Brasil e para a população.

Público Alvo

Sociólogos, filósofos, historiadores, professores, publicitários e toda e qualquer pessoa que exerça uma atividade ligada a cultura de um povo pode fazer esse curso e então unir seus conhecimentos ao ato de estimular, compartilhar e impulsionar as atividades que fazem com que as pessoas sejam chamadas para o mundo e a vida na sua forma de conhecer e fazer parte de uma sociedade.

É o caso de músicos, escritores e atores que promovem atividades ligadas ao cotidiano de comunidades, montando estúdios em meio a lugares carentes para levar a crianças e adultos atividades como a cinegrafia, o design gráfico, o desenho técnico e o despertar da criatividade em meio ao caos que é viver dentro de uma comunidade. O requisito para agente cultural é o nível médio completo.

Perspectivas do Trabalho

Estimular, compartilhar e impulsionar a vivência da sociedade com a cultura, seja por meio de música, teatro, atividades que ajudem no despertar da criatividade e do encontrar uma vocação, servindo também como mediador através da cultura.

Está vinculado a práticas e promoção de eventos culturais de uma ou mais região, não só como gestor de prática culturais como aquele que direciona e atua como mediador de um público e ou grupo comunitário que necessita de auxílio.

Trabalho em escolas, grupos de estudos sociais, comunidades que possuem um espaço de atividades culturais, atuando como mediador do governo para criação de eventos de música, teatro, oficinas e muito mais.

São três as modalidade de agente cultural, sendo elas:

Dirigente Cultural – Funcionário público responsável por administrar a política de cultura em um município, podendo ocupar cargos como o de secretário da cultura, diretor da cultura e outros;

Agente Cultural – Envolvidos nas chamadas ações culturais, posicionado estrategicamente em cargos que lhe permitam estabelecer projetos e práticas culturais na cidade em que atua;

Produtor Cultural – É quem representa a performance profissional, semi profissional e amadora da cultura, ou seja, artesãos, promotores culturais, artistas e outros.

Média Salarial

A média salarial dos Agentes Culturais varia de acordo com a sua posição e tipo de cargo, podendo ser um cargo público ou civil. No entanto a média que se tem como salário base é de R$ 2.214,65, entretanto pode chegar a mais de R$ 3.000,00.

No mercado hoje, a média é de 48% do grupo são mulheres e 52% são homens, entretanto o gênero não define o trabalho. Se você se identifica com a área e gosta de buscar cultura, esse é um campo que pode se encaixar nas suas expectativas.

Dica

Como agente cultural você deve estar por dentro de todos os eventos da cidade, ajudando a difundir tais eventos ainda que eles não sejam planejados por você ou sua equipe. A ideia da profissão é levar cultura para comunidades e pessoas que não tem esse acesso devido à falta de informação que ainda num mundo globalizado é uma realidade, seja por conta da educação precária, a falta de trabalho ou a pobreza.

  • Esteja ciente das situações que pode encontrar ou passar enquanto profissional que lida com pessoas carentes;
  • Seja um estudante assíduo sobre o comportamento humano e as maneiras como pode influenciar a cada um através de eventos e atividades com as quais pode trabalhar.

Podemos lembrar que um curso de línguas também poderá ajudar no seu desenvolvimento, porque falar um segundo idioma traz muitos benefícios no meio cultural. Podendo assim, buscar conhecimentos em outros lugares para agregar conhecimento daquilo que deseja passar para as pessoas.

Um curso técnico é muito bom para o currículo, pois quanto mais você acrescenta cursos ou especializações podemos dizer que a sua valorização no mercado aumenta também. Não importa qual curso seja, mas é sempre bom escolher e cursar um que deseje. Pois assim as chances de conclusão são maiores.

Você pode escolher também se prefere fazer a distância ou presencial, pois isso pode facilitar para você escolher o curso. Muitas instituições aplicam esse curso, como o SENAI, SENAC e outros… Os cursos EAD possuem a comodidade de estudar em casa, pois a plataforma libera para você os videos, apostilas e provas. Desse modo, basta ter uma internet boa para a visualização do conteúdo. Esse curso também possui encontros durante o mês para poder tirar duvidas com o professor e outras coisas.

Já o cursos a distancia, você precisa se descolar até a instituição que vai sediar as aulas, talvez de duas a três vezes na semana. Essa modalidade curso é preciso separar uma verba para as passagens e lanches.

Curso Gratuito de Agente Cultural (Senai, Senac e Outros)
5 (100%) 1 vote

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Não encontramos nenhum curso no momento...