Curso de Garçom Gratuito

O curso de garçom objetiva capacitar pessoas para atender clientes em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos similares, visando à prestação de um serviço com qualidade e eficácia. Durante os módulos do curso, são abordados temas como hospitalidade, cortesia, práticas para a manipulação de alimentos, noções de nutrição, além de orientações em relação à saúde e à segurança no trabalho, bem como técnicas de atendimento. A realização do curso permite ao profissional executar tanto procedimentos simples, como servir refeições e bebidas, quanto a procedimentos mais complexos, como o relacionamento com clientes.

Um garçom certificado será capaz de prestar um atendimento de qualidade em estabelecimentos de distintos níveis, visando conduzir seu atendimento de acordo com a necessidade do cliente. O curso desenvolve também a capacidade de realizar outras tarefas, como serviços de bar, copa e room servisse (no caso de hotéis e pousadas) e de conhecer os tipos de serviços oferecidos pelos restaurantes.

Público-alvo

O curso de garçom é indicado para profissionais que desejam atuar em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos similares, desenvolvendo as técnicas de atendimento ao público e cortesia, necessárias para o sucesso nesse setor. Para realizar o curso é importante ter acima de 18 anos e ter ao menos o ensino fundamental completo. Algumas instituições ainda podem submeter o candidato a uma entrevista e avaliação psicológica, pois nesse ramo, é importante ter um perfil psicológico que seja compatível com a atividade que será desenvolvida.

Perspectivas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho nessa área, sobretudo, com o aquecimento do setor hoteleiro e o turismo no Brasil, em razão de grandes eventos aqui sediados, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, tem se tornado um ramo promissor. O setor também oferece oportunidades de crescimento para aqueles que se destacam, podendo ocupar novas posições dentro de estabelecimentos, como a de maitre, que coordena todas atividades referentes ao estabelecimento e ao atendimento prestado pelos garçons.

Média-salarial

O valor médio ganho por um garçom gira em torno de 840 a 1000 reais, dependendo do tipo de estabelecimento. Porém, por meio do recebimento de gorjetas, o valor líquido recebido por um garçom pode ultrapassar os 2000 reais por mês, sobretudo, se se pensar nos estabelecimentos bem movimentados.

Dicas

Um curso de garçom associado a um curso de língua estrangeira pode aumentar consideravelmente as chances de contratação nos melhores estabelecimentos, visto que esses, normalmente, recebem um grande número de turistas. Ressalta-se que um garçom bilíngue tem uma remuneração maior.

Clique e confira os cursos que encontramos do Senai. Todos gratuitos!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!