Curso gratuito de cuidador de idosos

O curso gratuito de cuidador de idosos capacita profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casas de repouso e em clubes da terceira idade ou para atuarem em acompanhamentos particulares. No curso, são abordados tópicos como postura e ética profissional, alimentação e higiene do idoso, uso de materiais de apoio como cadeiras e barras de segurança, lazer e integração social do idoso, primeiros socorros, ações de emergência, manejo postural  do idoso, noções de uso de aparelhos e as principais patologias que podem acometer o idoso e suas características.

Um cuidador de idosos é contratado para :

  • Fazer companhia.
  • Preparar e servir a refeição.
  • Tomar conta dos remédios.
  • Ajudar na higiene pessoal.
  • Ajudar nos serviços domésticos.
  • Atualizar a família com notícias.
  • Conversar, distrair o idoso.

Entre outras coisas, um cuidador precisa ser compreensível, atencioso, delicado, simpático e todas as qualidades possíveis de compaixão. Todos nós chegaremos a essa fase um dia, devemos ter o máximo de compreensão com eles, igual gostaríamos que tivessem com agente. São pessoas que já viveram uma vida inteira, merecem nossa atenção e amor. No Senai os cursos gratuitos são online e presenciais. Aqui no site você entrará cursos do Senai e de outras instituições privadas, todos gratuitos. Confira também o curso de eletricista, curso de corte e costura e o de recepcionista.

Público-alvo

O curso gratuito de cuidador de idosos, ao contrário do que o senso comum indica, não é recomendado apenas para profissionais da área da saúde. O curso pode ser feito por pessoas vinculadas ou não a essa área. No geral, ele pode ser feito tanto para fins profissionais, visto que é um setor que está em plena expansão, quanto para fins pessoais, como é o caso de quem tem familiares idosos e não quer pagar por esse tipo de serviço. Não há uma exigência de escolaridade, mas recomenda-se que se tenha certo perfil psicológico compatível com a função, pois cuidar de idosos, como se sabe, não é algo fácil.

Perspectivas no mercado de trabalho

Curso de cuidador de idosos

Curso de cuidador de idosos

O mercado de trabalho para cuidadores de idosos está em alta, sobretudo, se se considerar os estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam para um crescimento populacional brasileiro em ritmo acelerado. Segundo o instituto, no ano de 2008, para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos, existiam 25 idosos (pessoas acima dos 65 anos), já para os próximos anos, até 2050, esse cenário mudará radicalmente, existindo cerca de 172 idosos para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos. Nesse contexto, nota-se que além das vagas já existentes, há uma previsão de grande demanda de profissionais nessa área. Os cuidadores de idosos podem trabalhar em casas de repouso, hospitais, centro de recuperação, além do serviço domiciliar. Nesse último caso, pode-se trabalhar em tempo integral ou mediante escala.

Hoje são 68% homens e 32% de mulheres que trabalham no mercado. Esse curso é livre para qualquer pessoa. Ele vai ter ensinar sobre os cuidados com os idosos e tudo o que improntante para essa profissão.

Média salarial

O salário inicial de um cuidador de idosos qualificado pode variar bastante de acordo com a jornada de trabalho exercida. Os cuidadores podem garantir salários entre 900 a 1800 reais. Já os profissionais que trabalham para empresas especializadas chegam a garantir salários que variam entre 2300 a 3000 reais, fora os benefícios que são oferecidos.

Dicas

O conteúdo aprendido no curso gratuito de cuidador de idosos pode ser estendido a pessoas de qualquer idade que estejam enfermas, acamadas ou em alguma situação de risco ou fragilidade. Além disso,  com o curso, pode-se refletir sobre a importância do autocuidado. Um curso de primeiros socorros ou qualquer outra área liga a enfermagem pode ajudar muito no seu currículo, pois assim você mostra que é competente e está pronta para aceitar a vaga de trabalho. Podendo assim dar um suporte maior ao idoso e está pronta para o que vier.

Curso de cuidador de idosos
5 (100%) 1 vote

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Encontramos cursos do SENAI e de outras instituições! Todos gratuitos!

Espírito Santo (clique para abrir)

Curso: Cuidador de idosos
Instituição: Projeto Juventude Ativa
Estado: Espírito Santo
Cidade: Serra
Início das inscrições: 20/12/2017
Término das inscrições: 10/01/2018
Início: 11/01/2018
Restrição: O aluno não paga mensalidade doa 2kg de alimentos não perecíveis e paga uma taxa única que varia de  R$ 79.90 a 89.90 para contribuir com os materiais e despesas do curso.
Endereco_inscricao: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!
Curso: Cuidados de pessoas com deficiência
Instituição: Projeto Juventude Ativa
Estado: Espírito Santo
Cidade: Serra
Início das inscrições: 20/12/2017
Término das inscrições: 10/01/2018
Início: 11/01/2018
Restrição: O aluno não paga mensalidade doa 2kg de alimentos não perecíveis e paga uma taxa única que varia de  R$ 79.90 a 89.90 para contribuir com os materiais e despesas do curso.
Endereco_inscricao: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!

São Paulo (clique para abrir)

Curso: Curso Grátis de Cuidador de Idosos na Prática
Instituição: Cursos IPED
Estado: São Paulo
Endereco: R. Do Oratorio, 2430 - Alto Da Mooca, Sao Paulo - Sp, 03195-001, Brazil
Início das inscrições: 22/09/2017
Início: 22/09/2017
Inscreva-se: Apenas para cadastrados.
Cadaste-se gratuitamente!

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!