Curso gratuito de corte e costura

Uma das profissões mais antigas da humanidade, o ofício de costura possibilita ao profissional atuar de diversas formas no mercado de trabalho, seja em âmbito informal ou formal. De pequenos reparos às grandes grifes do mundo da moda, o costureiro é um elemento chave no que diz respeito ao segmento do vestuário. Também chamado de “corte e costura”, o curso gratuito de costureiro capacita os profissionais a operar máquinas de costura profissionais, a identificar tipos de tecidos e de agulhas, a fazer acabamentos (à mão e à máquina), a reconhecer erros de cortes, a manusear moldes, a consultar tabelas de medidas, dentre outros tópicos. Além das técnicas de costura, o profissional também será qualificado para realizar seu trabalho sempre de maneira eficiente, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) corretamente para garantir a saúde e segurança no trabalho de corte e costura.

As atribuições são:

  • Cortar os moldes de roupas.
  • Costurar.
  • Fazer ajustes e consertos.
  • Criar peças (opcional).
  • Fazer bainhas, remendos e outros.
  • Tirar as duvidas dos clientes para a melhor adaptação da peça.
  • Responsável pela manutenção da máquina.

Tipos de Costura

Os tipos existentes de costura, bem como o maquinário necessário para sua execução, definem os tipos de costureiro. O ramo de calçados, por exemplo, é de responsabilidade do costureiro de calçados, ou costureiro de confecção, que executa os processos de costura de calçados, respeitando as normas técnicas; para o setor do vestuário, há o costureiro industrial. No que diz respeito às máquinas utilizadas, há cursos específicos para costureiros overloquistas, por exemplo.

Alem disso, dentro da costura existem 8 tipos de costuras, são elas:

  • Costura de borda – Acabamento em finais de peças que possui uma ou mais linhas de costuras.
  • Costura rebatida – Usada para costura de jeans, capas de chuvas e vestidos, por conta de ser pontos mais reforçados.
  • Costura sobreposta – material sobreposto, com um fileira de pontos. Usadas em lingeries e camisetas.
  • Costura plana – É a costura para as peças q não podem ser sobrepostas, como cuecas ou tecidos modeladores e malhas muito finas.
  • Overloque – É a costura feita nas bordas, sem necessidade de pano sobreposto. Usados em calças, fronhas, capas de almofadas e outros.
  •  Costura Decorativa/Ornamental – Essa costura é feita com duas linhas de pontos em forma de tubo, por cima ficam marcadas com tranças ou em forma de trilhas cruzadas.
  • Alinhavo – O alinhavo é na ponta do tecido, para marcar um caminho ou segurar o tecido para passar na maquina.
  • Anexação de itens – Normalmente essa costura é para a fixação de elásticos e outros.

Público Alvo do Curso de Corte e Costura

O curso gratuito de costureiro é indicado tanto para pessoas que desejam iniciar uma carreira no mercado de trabalho quanto para quem deseja desenvolver essas habilidades para uso pessoal. Profissionalmente, o costureiro pode atuar em grandes indústrias de confecção, como roupas e calçados. Outra opção são os setores automotivo (devido à costura nos componentes internos dos veículos), mobiliário (em razão do estofamento de móveis) e outros em que a costura se faça necessária. Para uso pessoal, o curso é útil para quem quer realizar reparos em peças de vestuário ou até mesmo criar as próprias peças, com base nos conhecimentos em moldes e costura desenvolvido no curso gratuito.

As pessoas que consideram esse curso como um hobbie podem fazer o curso também, pois assim as suas habilidades podem melhorar. E futuramente talvez possa servir como uma fonte de renda.

O curso EAD requer uma determinada atenção, pois o seu tempo e dedicação no estudo é feito somente por você. A plataforma é livre com os videos, provas e apostilas.

Perspectivas no Mercado de Trabalho de Costura

Existem muitas oportunidades para profissionais capacitados na área de costura, concentradas, sobretudo, na área industrial. No geral, é um setor estável: há uma demanda quase proporcional de vagas e profissionais. Os setores de vestuário e calçados são, atualmente, os maiores empregadores.

São 86% mulheres e 14% de homens no mercado da costura. Se você é o tipo de pessoa que gosta de costurar, modelar roupas, moda ou coisas parecidas, está na área certa. Aqui oferecemos cursos para vários estados e também online. Cursos gratuitos SP, RJ e vários outros estados.

Qualquer pessoa pode participar do curso, pois ele ensina tudo sobre o corte e costura. As pessoas que possuem o curso de desenhos de moda, seriam facilmente privilegiadas, pois assim podem criar peças únicas e ainda produzi-las.

Média Salarial do Curso de Corte e Costura

A média salarial de um costureiro é de R$ 1.129,03 mas pode variar de acordo com o estado e a empresa em que o funcionário irá atuar. Em casa, o profissional também poderá desenvolver alguns trabalhos, garantindo uma renda extra que poderá variar de acordo com a demanda e o tempo que a pessoa separa para realizar as atividades. Um costureiro de sucesso pode chegara a ganhar mais de R$ 5 mil reais, pois os vestidos de alta costura que estão no mercado atingem um valor altíssimo. Entretanto, as costureiras que trabalham por conta própria e que são conhecidas no mercado, chegam a ganhar uma grande remuneração.

Dicas

Muitos costureiros profissionais garantem uma renda extra realizando trabalhos como freelancer nas horas vagas. Também é possível montar um pequeno negócio para realizar reparos em roupas. Fazer um curso técnico pode ser bom para o seu currículo também, pois conhecimento é uma coisa que fica com a gente para sempre. É sempre bom continuar estudando e se aperfeiçoando. Para quem optar por trabalhar de forma autônoma, e pretender se aposentar só com esse serviço, é recomendado que se comece a contribuir para a Previdência Social de forma individual. Uma dica para se dar bem nessa área é fazer um curso de inglês ou outra língua, pois com ele você pode fazer um intercâmbio, se aperfeiçoar mais tarde em um outro pais. Você encontrará no site outros cursos também, como o curso de recepcionista.

Videos

Curso de Corte e Costura Online Grátis – Senai, Senac e outros
5 (100%) 1 vote

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Como me inscrevo? Clique aqui para entender!

Não encontramos nenhum curso no momento...

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!