Curso de agricultor – gratuito no Senai

O curso de agricultor familiar tem como objetivo capacitar o produtor rural e sua família, de modo a conscientizá-los a respeito do uso sustentável dos recursos naturais, da valorização dos saberes do campo e também das atuais políticas públicas relacionadas ao setor da Agricultura Familiar. Além disso, com o curso aprende-se a otimizar a produção e a aproveitar todos os recursos que a terra pode oferecer. A saber, muitos produtores rurais trabalham em um esquema de subsistência.

Público-alvo

O curso de agricultor familiar é indicado exclusivamente para profissionais ligados diretamente a esse ramo, tais como trabalhadores de agroindústria, produtores rurais ou donos de propriedade de pequeno, médio e grande porte que desejam adquirir conhecimentos sobre eficiência produtiva e econômica de suas atividades agropecuárias. Assim, para além da formação de mão de obra, o curso pode ser realizado por quem possui uma propriedade rural e deseja saber como aumentar a produtividade de suas terras.

Perspectivas no mercado de trabalho

Embora a economia gire a cada dia mais em torno do setor terciário, as perspectivas de mercado para quem trabalha no campo rural ainda são positivas, pois há uma crescente demanda de profissionais para atuar na transformação da matéria-prima do setor primário. Nesse sentido, a agricultura familiar pode ser vista como uma das áreas mais importantes no meio rural, visto que os pequenos produtores brasileiros são responsáveis por grande parte da safra de alimentos que chegam as centrais de distribuição em todo o país. Investindo em qualificação, o pequeno produtor poderá descobrir como ampliar sua produtividade, trabalhando juntamente com sua família, sem agredir o meio ambiente. Um ponto a destacar consiste na possibilidade de ascensão social, já que consciente das políticas que envolvem a sua área, um agricultor familiar consegue melhorar as condições de vida de toda a sua família.

Média salarial

Infelizmente, não é possível determinar uma média salarial para o profissional formado no curso de agricultor familiar, pois muitas vezes as famílias produzem para seu próprio sustento, comercializando o que for cultivado para mais. O valor recebido depende não apenas do trabalho do próprio agricultor, mas de diversos outros fatores, como o tipo de cultivo realizado na propriedade, valor de revenda do produto no mercado (que pode variar bastante devido à relação de preço x demanda). Isso sem contar o fator climático, que pode contribuir de forma positiva ou negativa no desenvolvimento da produção.

Dicas

Desde o ano de 2006 a profissão de agricultor familiar foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho (MT), sendo registrada por meio da Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Desde então, muitas oportunidades estão se abrindo para quem se dedica a essa área, como programas sociais do Governo Federal.

Curso de agricultor – gratuito no Senai
Avalie o artigo

Veja a lista completa de cursos gratuitos com vagas abertas!

Não encontramos nenhum curso no momento...

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!