Curso gratuito de corte e costura

Umas das profissões mais antigas da humanidade, o ofício de costura possibilita ao profissional atuar de diversas formas no mercado de trabalho, seja em âmbito informal ou formal. De pequenos reparos às grandes grifes do mundo da moda, o costureiro é um elemento chave no que diz respeito ao segmento do vestuário. Também chamado de “corte e costura”, o curso de costureiro capacita os profissionais a operar máquinas de costura profissionais, a identificar tipos de tecidos e de agulhas, a fazer acabamentos (à mão e à máquina), a reconhecer erros de cortes, a manusear moldes, a consultar tabelas de medidas, dentre outros tópicos. Além das técnicas de costura, o profissional também será qualificado para realizar seu trabalho sempre de maneira eficiente, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) corretamente para garantir a saúde e segurança no trabalho.

Tipos de costureiro

Os tipos existentes de costura, bem como o maquinário necessário para sua execução, definem os tipos de costureiro. O ramo de calçados, por exemplo, é de responsabilidade do costureiro de calçados, ou costureiro de confecção, que executa os processos de costura de calçados, respeitando as normas técnicas; para o setor do vestuário, há o costureiro industrial. No que diz respeito às máquinas utilizadas, há cursos específicos para costureiros overloquistas, por exemplo.

Público-alvo

O curso de costureiro é indicado tanto para pessoas que desejam iniciar uma carreira no mercado de trabalho quanto para quem deseja desenvolver essas habilidades para uso pessoal. Profissionalmente, o costureiro pode atuar em grandes indústrias de confecção, como roupas e calçados. Outra opção são os setores automotivo (devido à costura nos componentes internos dos veículos), mobiliário (em razão do estofamento de móveis) e outros em que a costura se faça necessária. Para uso pessoal, o curso é útil para quem quer realizar reparos em peças de vestuário ou até mesmo criar as próprias peças, com base nos conhecimentos em moldes e costura desenvolvido no curso.

Perspectivas no mercado de trabalho

Existem muitas oportunidades para profissionais capacitados na área de costura, concentradas, sobretudo, na área industrial. No geral, é um setor estável: há uma demanda quase proporcional de vagas e profissionais. Os setores de vestuário e calçados são, atualmente, os maiores empregadores.

Média salarial

O salário de um costureiro profissional pode variar entre 700 a 1100 reais, de acordo com o estado e a empresa em que o funcionário irá atuar. Em casa, o profissional também poderá desenvolver alguns trabalhos, garantindo uma renda extra que poderá variar de acordo com a demanda e o tempo que a pessoa separa para realizar as atividades.

Dicas

Muitos costureiros profissionais garantem uma renda extra realizando trabalhos como freelancer nas horas vagas. Também é possível montar um pequeno negócio para realizar reparos em roupas. Para quem optar por trabalhar de forma autônoma, e pretender se aposentar só com esse serviço, é recomendado que se comece a contribuir para a Previdência Social de forma individual.

Clique e confira os cursos que encontramos do Senai. Todos gratuitos!

Confira outros cursos listados no site

Curso de Eletricista gratuito – Senai, Senac

Curso de Eletricista gratuito – Senai, Senac

Curso gratuito de cuidador de idosos

Curso de cuidador de idosos

curso gratuito recepcionista

Curso de Recepcionista – Gratuito no Senai, Senac e outros

urso de ingles gratuito no SENAI

Curso de inglês gratuito no Senai, Senac e outros

Curso de Auxiliar de Recursos Humanos no Senai – Gratuito

Curso de Auxiliar de Recursos Humanos no Senai – Gratuito

Curso de Técnico de Seguranca do Trabalho

Curso Gratuito de Técnico de Segurança do Trabalho

Curso gratuito de Auxiliar Administrativo - presencial

Curso gratuito de Auxiliar Administrativo – presencial – 2017

curso fotogratia gratuito senai

Curso Gratuito de Fotografia – Senai, Senac e outras unidades

Curso gratuito de informatica

Curso gratuito de operador, montador e reparador de computadores (informática) no SENAI

Curso de Vendedor – Inteiramente Gratuito no Senai

Curso de Vendedor – Inteiramente Gratuito no Senai

Curso Gratuito de Pedreiro de Alvenaria

Curso Gratuito de Pedreiro de Alvenaria em São Paulo, Bauru

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!