Pronatec - O caminho para você conseguir seu Curso Gratuito

Você tem procurado informações pela web e não tem encontrado nada sólido? Pois é, é o que temos visto constantemente, sites que não ajudam as pessoas objetivamente a se inscrever nos cursos.

Antes de tudo, leia com atenção, você precisa saber se está qualificado a participar do PRONATEC. O que não quer dizer se você não participar do programa não encontrará cursos gratuitos do Senai ou cursos gratuitos do Senac. Pode até encontrar, mas aqui tratamos de dados sólidos e o que temos total certeza é: através do pronatec você conseguirá se inscrever no seu tão sonhado curso.

Então chega de balela, pois tem conserto, leia o artigo com atenção e vamos lá. Ah, e se gostar do artigo, não se esqueça de nos ajudar dando um curtir, compartilhamento ou um simples twitter 🙂

Então, o que é o PRONATEC?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, possui como meta principal melhorar a vida de milhões de brasileiros. Através da expansão e da democratização de cursos de formação inicial e continuada e de cursos de educação profissional técnica de nível médio o programa visa dar oportunidade a quem realmente precisa. Além disto, é possível ter acesso à qualificação profissional de forma presencial ou à distância.

O PRONATEC foi criado no ano de 2011 pelo Governo Federal com o intuito de aumentar a oferta de cursos tanto de educação profissional quanto de educação tecnológica. Por meio de diferentes iniciativas os indivíduos têm acesso a um ensino de qualidade, de forma a deixá-los preparados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

E como funciona?

O Pronatec está dividido em subprogramas, em ações e em projetos. São ao total seis iniciativas que visam atender a um público variado:

  1. Bolsa-Formação
  2. FIES técnico
  3. Brasil Profissionalizado
  4. E-TEC Brasil
  5. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional
  6. Tecnológica e Sistema S.

Na opção Bolsa-Formação são oferecidos diferentes cursos gratuitos em escolas públicas estaduais e também federais pelo Brasil inteiro. Além disto, as unidades do SENAI, do SENAR, do SENAC e SENAT fazem parte do processo, deixando o programa ao alcance de todos. É ai que você conseguirá se inscrever para o curso do SENAI.

O estudante pode escolher entre dois tipos de cursos: o técnico ou o de formação inicial e continuada (qualificação profissional). O primeiro é destinado àqueles que estejam matriculados no ensino médio e possui duração mínima de 1 ano. Já o segundo tipo é destinado às outras pessoas e possui duração mínima de dois meses. Os alunos recebem material didático e auxílio alimentação e transporte.

Mas, afinal, quem pode se inscrever?

•    Todos os trabalhadores, ou seja, pessoas empregadas, trabalhadores domésticos sendo ou não remunerados e ainda autônomos (trabalhadores por conta própria).  Até mesmo agricultores familiares se encaixam.

•    Povos indígenas, membros de comunidades quilombolas.

•    Adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas, desempregados, indivíduos com deficiência.

•    Recebedores do programa bolsa família ou de benefícios de outros programas federais com recurso de transferência de renda ou que estejam devidamente cadastrados no conhecido CadÚnico.

•    Praças da aeronáutica e do exército brasileiro que possuam baixa renda, atiradores de tiro de guerra e participantes do programa soldado cidadão.

•    Estudantes que tenham cursado ou que cursem o ensino médio de escolas públicas ou ainda em instituições privadas na condição de bolsista integral;

•    Desempregados que estejam recebendo o seguro-desemprego (na modalidade Cursos de Formação Inicial e Continuada)

É preciso verificar quais cursos estão sendo oferecidos em cada município e ficar de olho no período de inscrição. Existem várias iniciativas e diferentes locais oferecem os cursos, portanto, não há um sistema de inscrição unificado.

Para não perder uma boa oportunidade é interessante seguir as atualizações do site da secretaria da educação de seu estado. Além disto, outros lugares como institutos federais e unidades de serviços nacionais de aprendizagem podem trazer as devidas informações.

Como se inscrever?

Para você não perder tempo nós tentaremos listar vários cursos para que você fique atualizado com os cursos que estão abrindo vaga. Estão, guarde o site nos favoritos e volta e meia nos visite para conferir novos cursos.

Abaixo desse artigo você irá encontrar 9 cursos.

Em cada página de curso, ao final, está escrito assim:

explicacao

Você deve então clicar para ver as vagas que estão sendo oferecidas para o seu estado.

Pois bem, navegue pelos cursos abaixo e agora é com você.

São diversos cursos nas mais variadas modalidades que estão a sua disposição atualmente. Elevar a escolaridade e tornar-se um profissional qualificado é algo imprescindível hoje em dia. O mercado de trabalho está muito competitivo e é preciso se preparar para ter acesso a uma oportunidade. O Pronatec é um programa que pretende estimular a inclusão social e melhorar a qualidade de vida de muitos brasileiros. Não perca mais tempo, educação é vida.

Ainda tem dúvidas? Não tem problema

Confira o nosso FAQ. Aqui você vai conseguir tirar várias dúvidas que você ainda possa ter.

 

Confira outros cursos listados no site

Curso de Eletricista gratuito – Senai, Senac

Curso de Eletricista gratuito – Senai, Senac

Curso gratuito de cuidador de idosos

Curso de cuidador de idosos

Curso gratuito de corte e costura

Curso de costureiro – Senai – Gratuito

curso gratuito recepcionista

Curso de Recepcionista – Gratuito no Senai, Senac e outros

urso de ingles gratuito no SENAI

Curso de inglês gratuito no Senai, Senac e outros

Curso de Auxiliar de Recursos Humanos no Senai – Gratuito

Curso de Auxiliar de Recursos Humanos no Senai – Gratuito

Curso de Técnico de Seguranca do Trabalho

Curso Gratuito de Técnico de Segurança do Trabalho

Curso gratuito de Auxiliar Administrativo - presencial

Curso gratuito de Auxiliar Administrativo – presencial – 2017

curso fotogratia gratuito senai

Curso Gratuito de Fotografia – Senai, Senac e outras unidades

Curso gratuito de informatica

Curso gratuito de operador, montador e reparador de computadores (informática) no SENAI

Curso de Vendedor – Inteiramente Gratuito no Senai

Curso de Vendedor – Inteiramente Gratuito no Senai

Curso Gratuito de Pedreiro de Alvenaria

Curso Gratuito de Pedreiro de Alvenaria em São Paulo, Bauru

E aí, está animado para fazer o curso? Compartilhe conosco!